quinta-feira, 30 de outubro de 2008

New Model Army - DVD “Live 16.12.03”

Pra começar uma constatação: Poucas bandas no mundo ainda têm algo a dizer. Em um cenário do rock cada vez mais povoado por efemérides “hypadas” e com conteúdo limitado a suas questões afetivo-existenciais “midlle class”, é sempre regozijante apreciar bandas como o NMA.
Justin Sullivan e seus asseclas vêem há anos nos brindando com lindas melodias punk-folk associadas a letras que falam de nosso tempo, de nossas vidas e dos conflitos e contradições sociais da contemporaneidade. Escutar o NMA é um prazer que desfruto constantemente. E agora posso, também, desfrutar do prazer de vê-los no aconchego do sofá em um DVD simplesmente avassalador.
Já tive a oportunidade de assistir a 2 concertos da banda, e é toda a energia e vigor que eles esbanjavam nas apresentações ao vivo em que estive que é possível encontrar na bolachinha. Gravado em um show de 2003 no Astoria de Londres, o DVD traz quase a mesma formação que esteve ha um ano no Brasil em um show no Clash Club de SP – exceção a presença do guitarrista Dave Blomberg, substituído em 2005 por Marshal Gill que veio ao Brasil com o NMA.
O set list é extenso e abarca boa parte da extensa carreira do grupo. Abrindo com “orange tree roads” mmuuuuuito bem executada, passeia por fases diversas, incluindo os classicos como “no pain”, “white light”, o hino “51 state” (cantado em absurdo uníssono pela inglesada insana do show), “Purity” (que cantei no sofá como se estivesse no show, para desespero de minha mulher…), “poison streets” até o gran finale com “green & grey” e “I love the world” – coincidentemente ou não, a mesma dobradinha que encerrou primeiro show deles ano passado em SP.




Pontos altos: além do desempenho impecável da banda, vale conferir o publico balzaco muuuuuuuuuuito doido, se acabando em mosh pits e com aquela parada de ficar em cima dos ombros uns dos outros fazendo coreografias estranhas com as mãos; o discurso de Sullivan antes de “51 state” sobre Bush filho e; a entevista dos extras.
Imperdível. Comprei na galeria do rock, em SP, ou seja: o DVD tá por aí, corra atrás ou baixe em algum emule perto de vc. E seja feliz.
I love the world!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Tim-Tim em ritmo alucinante!


O TIM festival esse ano foi caído. Muuuuito caído. Entre hypes duvidosos (MGMT, Klaxons...) e pop stars insignificantes (Kayne West), se salvou uma apresentação daquelas raras, que se tornam lembranças boas por muito tempo.

Em um ano em que vi Suicidal 2 vezes, Bad Religion, Bad Brains, Metric, The Go! Team entre outros, aposto fácil que o sensacional e incendiário show de GOGOL BORDELLO que vi no Tim Festival dificilmente perde o título de show do ano!

Conhecia a banda ha uns 3 anos e sempre pensava como seria um show deles: uma banda com uma proposta que parece "cabeça-santa-teresa" no papel mas, que no palco, desfilou musicas sensacionais com uma pegada punk que pouquíssimas bandas de hardcore ainda fazem, com carisma e energia de dar inveja! A tríade inicial com "Ultimate", "Sally" e "not a crime" colocaria para pular até o mais frio dos mortais. E o bis - sim crianças, eles deram bis aqui no Rio - podem roer os cotovelos de inveja - com "imigrant punk" foi de matar!

Um show daqueles que vc sai suado, cansado e com um indisfarçável sorriso de alegria no rosto! lindo, sensacional! Uma noite que mostra que, apesar da crise econômica, da eleição americana, do Eduardo Paes (e do Gabeira também...), da porra toda, ainda dá pra sorrir.

inaugurando - top 5 fitas demo

hey hey juventude, bemvindos a mais um espaço onde o ócio encontra espaço para se manifestar. Aqui vou tecer comentários sobre musica em geral como se especialista fosse - e quem não é?

para começar um texto publicado originalmente por mim em 2006 mas que me parece atual. O TOP 5 FITAS DEMO!



houve um tempo em que internet era para pouquíssimos meeeeesmo...e uma das formas de conhecer musica era assim: vc ia ao show da banda, curtia o som e comprava a fita demo deles ali mesmo. Ou escrevia uma carta e esperava uma, duas semanas pela fitinha que chegava tooda tosca em um envelope amassado. pouco prático mas muito divertido, quem viveu lembra...por isso um top 5 zip-zap de fitinhas demo..então vamos lá!


No sentido horário, de cima pra baixo:

- Sugar Kane - "Why shoul I realy care?" - antes de serem hypados, eles eram uma bandinha de HC californiano comum, e muito divertida. de 1998, acho...

- Sandina - "menina de família" - banda de punk rock de Vitória (ES), formada por garotas. Uma das fitinhas mais coesas que tenho, punk clássico bem gravado (coisa rara na época).

- We Say No! - "dust memories" - banda de hardcore de BH, com letras introspectivas. Comprei em um show deles no Matriz, em 99, lá em BH mesmo. Som gritadão, com guitarras trabalhadas, excelente!!!

- Elroy - "some kids are clumsies" - banda de garage/ indie rock de SP, foi o nucleo original do que viria a ser anos mais tarde o Polara. Pra quem lembra, é muuito parececido com Screeming Trees.

- New Wave Hookers - "the waves" - banda new wave/ college rock daqui do Rio mesmo, dos anos 90. Sumiram rápido, mas o som era ótimo: musicas suaves, com vocais em inglês (aliás, fora o Sandina, todas cantavam em inglês...), com refões que colam na cabeça. Tocaram com bandas como Pin-ups e Snooze aqui na cidade.

altando algumas que estão sem capa, ou corroídas, ou sumiram (como minha demo do BARNEYS ou a do IML). Mas, na boa? Salve o MP3 que tornou tudo mais prático!!