sábado, 29 de novembro de 2008

os ganhos secundários



Tenho acompanhado discretamente toda essa "onda" em torno da tour do RADIOHEAD ano que vem ao Brasil. Pra mim se trata de uma boa banda - e só. Talvez o maior caso de superdimensionamento de uma banda dos ultimos tempos, alçada a condição de mega-salvação do rock com seus albuns medianos...

Mas eis que em meio a toda a balburdia sobre a vinda de Tom Yorke & cia ao Brasil, surge o boato mais incendiário dos ultimos anos para mim. Segue texto do Lucio Ribeiro abaixo:

"Notícias vindas do Chile apontam que a banda islandesa SIGUR RÓS e até o PORTISHEAD podem estar vindo à América do Sul para abrirem para o Radiohead, o que constituiria um festival."

peraí, deixa ver se eu entendi: PORTISHEAD no Brasil?? Simplesmente "A" banda perfeita, a trilha sonora do meu casamento, os reis definitivos da melancolia e densidade por aqui??? Nem em meus mais distantes sonhos imaginei que seria possivel!

Então me deixem dormir este Sábado pensando que ver minha musa Beth Gibbons e asseclas ao vivo pode ser um sonho possivel para 2009!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

solta o batidão latino DJ!! Reggaeton!


Se no Brasil, que é a terra do samba, o gênero musical que dá o tom pelas favelas e bairros de periferia é o funk carioca (e o rap), na America latina em geral, com toda a variedade de salsas, merengues e cumbias, o que manda nas periferias é o Reggaeton.

Em minhas andanças pelo continente deu pra ver que essa mistura de rap com tempero latino é a febre da molecada das "villas" de Bogotá as "calles" de La Paz, dos estadios de Buenos Aires aos bares sujos de Montevideo. E como toda musica marginalizada, a galera cai de pau e a molecada ama!
Acusados de incentivar a molecada a tratar as mulheres como objetos ou de usar termos de baixo calão, o reggaeton vai se esquivando e cada vez mais bombando nos alto falantes e mp3 players America Latina afora. Algumas amigas colombianas me recomendaram e resolvi escutar três nomes em particular:

um é o CALLE 13 (foto acima), de Porto Rico. Meloso as vezes, sacana quase sempre, é fácil cair na melodia e no papo de "malandro" do grupo. Boa pedida.

Outro é Daddy Yankee. O malandro também porto riquenho é mais pesado, mas igualmente comercial. Tem uma pegada mais "rappeira" mas com aquele toque de sempre de musica latina.

Finalmente a dupla Winsin y Yandel (abaixo)! Os caras são as grandes estrelas do gênero - praticamente um MC Marcinho do Reggaeton! vale o confere!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Black Power!

E hoje é dia da consciência negra. Um dia que representa muito em termos da busca por equidade em sociedades ainda tão desiguais como as nossas. Um dia que vale a reflexão sobre as atrocidades já cometidas pela humanidade contra pessoas que de diferente tinham apenas a cor da pele.
E quantos e quantos artistas e musicos negros não foram trilha sonora de nossas vidas? Cada um tem os seus preferidos, mas os meus seguem neste breve top 5 abaixo:

1) Bad Brains - falar mais o que deles? Os criadores, aqueles que influenciaram TODA a cena de hardcore americana dos 80's, aqueles que ainda hoje na ativa fizeram um dos shows mais demolidores que vi na vida, este ano, no circo voador. Indispensável! Ouça "attitude" e entenda o Hardcore dos 80's.

2) RUN DMC - ponha seu tênis Adidas, suas correntes e casacos, saia por aí cantando "bust a move" e seja feliz! O mais divertido grupo de rap que a América pariu!

3) Body Count - A California pegava fogo em 1992, conflitos nas ruas entre negros e brancos pelo assassinato de Rodney King e o rapper Ice-T se junta a outros caras e começa a cuspir "cop killer" nos alto falantes, em meio a uma parede de guitarras distorcidas! Era o nascimento do Body Count, um dos mais ameaçadores e pesados grupos dos 90's. Fizeram um show pra lá de violento e intenso em 95 no extinto Imperator, aqui no Rio.

4) James Brown - camarada, diga o que quiser, fale mal o quanto quiser: o Mr. Dynamite era "O" cara! Um dos reis do balanço, trilha sonora ideal para animar qualquer festa, o Elvis negro! Quando toca na festa "soul baby soul", é pista cheia na certa. Adoro!

5) Racionais MC's - Talvez o mais importante e conrtroverso grupo da musica brasileira, é um marco do rap nacional. Sobre Racionais não ha muito mais o que dizer, e normalmente as pessoas amam ou odeiam. Eu estou no primeiro grupo.

abraço!

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Passei a semana escutando...Velocity Girl



Em uma semana mais que corrida, em meio a viagens e muito trabalho, nada como Velocity Girl no mp3 player para fazer você dar um belo sorriso e lembrar que as coisas simples são as melhores. O Velocity Girl apareceu dentro daquela leva de bandas "College rock" dos 90's com 3 albuns maravilhosos. Guitarras distorcidas mas melodiosas e a melhor vocalista do indie da época! Uma das minhas bandas favoritas, sempre!
abraço

top 5 Velocity girl:
1 - sorry again
2 - same old city
3 - pop loser
4 - labrador
5 - audrey's eyes

abaixo uma amostra da banda:
http://www.youtube.com/watch?v=WoLxXa6W1ug

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Incendiário!

Segunda Feira, chuva fina e mesmo assim uma galera saiu de casa pra prestigiar a passagem do BLOC PARTY por essa terra esquecida pelos deuses do rock! E garanto que ninguem se arrependeu! Os londrinos tornaram mais complicada a escolha do show do ano com uma apresentação simplesmente incendiária!!

Uma puta presença de palco, o Kele (vocal) agitadíssimo e super alegre e uma platéia que respondeu ensandecida a todas as musicas. Literlamente uma micareta rock, ou um carnaval disco-punk.

Destaque absoluto do show, além da interação crescente da banda com o público, foi o batera Matt, um típico nerd que parece saído do "geeks and beauty", mas que é foda e toca pra carai!

Além das musicas ao lado do set list (gentilmente rouvado de uma moça do orkut), ainda rolaram mais dois bis porque o povão não arredava pé do circo. Como disse em um momento "carioca-ufanista", "só no Rio vc vê um show assim!". E fomos todos embora suados, cansados e felizes! Me acabei!

Foda!


Ps: abaixo, foto do momento da noite, no terceiro bis: a groupie enlouquecida!


segunda-feira, 10 de novembro de 2008

desbravando a America


Minhas viagens pela America do Sul sempre renderam grandes e inesperadas descobertas musicais. É sempre regozijante saber que lá, em países como Colômbia, Peru ou Bolivia, eles também tem seus "Créu's", "Tchans", "piripiri's e breguices afins.

Uma destas pérolas, que descobri ano passado durante passagem pela Colômbia é essa linda e delicada dama acima, LA TIGRESA DEL ORIENTE! Você confere uma de suas bombásticas performaces aqui (pra deixar Amy Winehouse e Madonna no chinelo):
anaconda: http://www.youtube.com/watch?v=Ma8ZBuM-_4E&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=M0e4S7U9V3s

E mais bombásticos ainda são a nossa "boy band" preferida, o N'Sync equatoriano, os reis do indie sul americano, LOS CONQUISTADORES, com o clássico "my conejito"!!! http://www.youtube.com/watch?v=S3kqfo8DlsY
abraços!

PS: cariocas amigos, BLOC PARTY hoje no circo voador, em uma cidade cada vez mais alijada das tours internacionais é obrigatório hein!! Nos vemos lá!

sábado, 8 de novembro de 2008

Jesus está lá fora...e eu não vou vê-lo.


O fim de semana ensolarado do Rio contrasta com o som que rola desde as 8:30 no Cd player. Sombrio, plúmbeo, acordei e coloquei o "darklands", disco de 87 do JESUS AND MARY CHAIN para remoer minha frustração de saber que hoje eles tocarão em SP e eu por uma destas incoerências da vida não estarei lá para vê-los. Logo eles que resolveram voltar ano passado a ativa depois de 10 anos de recesso.

Porra, logo os irmãos Willian e Jim Reid, camaradas de tantas e tantas noites de deprê na juventude, de tantos e tantos momentos de fossa, que tantas vezes cantaram exatamente o que eu precisava ouvir. E eu aqui, a seis horas deles. "I wanna die just like jesus christ"...

O pior é que o show acontece dentro de um festival daqueles que - cariocas xiitas a parte, me desculpem - só acontece em SP. O "Planeta Terra Festival" junta em uma só noite, no mesmo show, além de meus camaradas de Glasgow, as sensacionais BREEDERS, BLOC PARTY (que, pelo menos, toca Segunda no Circo Voador), KAISER CHIEFS, FOALS (que eu a-d-o-r-o), ANIMAL COLLECTIVE e os chatinhos SPOON.

Repito: tudo isso na mesma noite, mesmo show, mesmo lugar.

Para aqueles que vão, boa diversão e enjoy! Porque hoje a noite eu acho que vou mesmo é servir umas doses de Black label e torcer que chova, para que "happy when it rains" role no CD player com um cenário adequado.


ouça: "darklands", "psychocandy", "automatic" e "honey's dead".

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Passei a semana ouvindo... The thermals

Esta é uma nova "sessão" deste blog, ok? então, let's go!

No final do ano passado descobri essa banda, uma das mais animadas e animadoras que conheci recentemente!! Senhoras e senhores, THE THERMALS!!

pop-garageiro-indie com cara de banda college dos 90's, o trio de Portland formado em 2002 e contratado do "quase-falido-pero-ainda-vivo" selo SubPop tem três maravilhosas bolachas na praça! O álbum "Fuckin' A", do ano passado é uma pérola, mas o primeirão, "more parts per million" ainda é meu favorito pelo som sujo e com cara de "gravação caseira".

Eles não sairam do meu mp3 player esta semana e ajudaram a aguentar as viagens de busum cidade afora! E eu aposto que vão animar seu fim de semana também!!
http://www.thethermals.com/

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Bandas cariocas legais dos 90's


Nos anos 90 a cena underground carioca viveu um Boom com diferentes momentos: da invasão thrash metal do fim dos 80's, passando pela fase "funk'o'metal", "skate punk" até o hardcore melódico do meio pro fim da década. Muita banda boa, muita coisa legal. ASsim, creiei um top 5 só com CD's lançados por bandas do Rio nos 90's (ok, só vale cds que eu tenho, por isso não estranhe algumas ausências....). Enjoy!

1) Los Djangos "Raiva contra o oba oba": Lançado no fim do século passado, era a aposta da minha banda preferida da época em "estourar" por uma major. O CD traz todos os clássicos que faziam a alegria dos fãs desde a época em que se chamavam Kamundjangos. E não tem conversa: a melhor banda de Ska que o Rio já teve! E seguem na ativa!

2) Cabeça "Na medida do impossível": "não pode mais ficar parado!". Essa música resume bem o que era a banda! Skate punk agitado, divertido, musica pra pogar e sorrir. "Tu-tu-pá" foi um dos maiores clássicos dos anos 90!

3) Cynics: punk rock clássico que começou cantando em inglês e depois acabou passando pro portugues. Se vc gosta de Inocentes, iria gostar do Cynics. Abriram o primeiro show que
o Buzzcocks fez no Rio, em 95!

4) Carbona "back to basics": Esse era o segundo Cd da banda, e pra mim um dos melhores até hoje. Carbona todo mundo conhece, mas é desse CD que são as musicas mais legais que vc escuta
nos shows: "lolly pop", "macarroni girl", "Tivoli park" e por aí vai...também seguem firme na ativa!

5) Ack "play": debut em Cd do bad religion carioca (ou seria o Barneys o dono do título??). O CD é uma coletânea do que de melhor eles haviam feito nas 3 demos que precederam a bolachinha. Registro raro, feliz quem tem esse cd que se tornou raro!

Sim, faltaram o primeiro do funck fuckers e o "linha de frente" do serial killer. Mas esses dois tão emprestados não sei pra quem e nunca mais vi....

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Se em 1988, no extinto colégio Anglo Americano, em plena era de Reagan, em me atrevesse a dizer durante o recreio em um papo com os amigos que, de repente, daqui a 20 anos, um maluco negro, com descendência Queniana, que nasceu no Hawai e viveu na Indonésia, que tem posições simpáticas ao aborto e a descriminalização dos usuários de drogas seria presidente dos EUA, neguinho me internava ou me enchia de porrada pra deixar de ser babaca.

É, mas hoje, Terça Feira, a maior potência bélica e econômica do planeta vai as urnas para eleger esse cara. Não acredito que a vitória de Obama vá provocar mudanças radicais no cenário da política externa americana, mas só saber que está nos planos o fechamento do campo de concentração de Guantanamo, já é um pouco mais alentador.

E já que a vitória do cara na convenção democrata foi ao som do incrível The National, segue abaixo uma possível trilha sonora para o dia de hoje:

Pennywise - land of free?

Public Enemy - fight the power

Asian Dub Foundation - new way, new life

Bad Religion - you are the government

Husker Du - new day rising

Bad Brains - attitude

sábado, 1 de novembro de 2008

Top 5 Coletâneas


Seguindo o espírito do top 5 de fitas demo, mais um de velharias...Se nos anos 90 era dificílimo gravar um CD (é galera, nem sempre houve softwares de gravação caseira e muito menos trama virtual, myspace e coisas afins), um dos recursos que bandas e pequenas gravadoras utilizavam para minimizar custos e aparecer eram as coletâneas. Algumas foram clássicas e apresentaram ao mundo grandes bandas. Segue um top 5 zip-zap das minhas preferidas. no sentido horário, de cima pra baixo:

- Flying music for flying people (1996) - lançada pela gravadora Cogumelo, de BH, traz 4 bandas da cena hardcore brazuca da época. Duas delas foram os maiores expoentes do gênero no país: PINHEADS (PR) e DREADFULL (MG). além deles completam o time o Primal Therapy (Santos), banda com o melhor vocal melódico que ouvi nos 90's; e o Noise Grind (RS), mais puxado pro lado old school do HC. 7 sons de cada banda, imperdível!

- The gig tomorrow is too far (2000) - primeira da série de coletâneas da gravadora Antimídia, de Nenê "dance of days" Altro. Grandes nomes da cena HC (dead fish, street buldogs, Noção de nada, ourselvs) com dois sons cada, e outros que não apareceram tanto mas são maravilhosos, como we say no, same, e o simplesmente sensacional post rock do Anyone!

- Paredão (1996) - Talvez uma das mais conhecidas coletâneas. Foi uma aposta da EMI em descobrir novos nomes do underground. Algumas das bandas mais legais do Rio tiveram seu primeiro regitro em Cd nela, como Kamundjangos (que depois virou los Djangos - a banda mais competente e bacana do Rio na epoca!!), Sex noise, Poindexter e Funk Fuckers (os shows mais insanos!!)

- 100trífuga (1997) - Nesta coletânea lançada pela revista 100% skate magazine estão simplesmente TODOS os nomes mais importantes da cena under dos 90's (ou quase todos...). Com dois sons cada, bandas como Garage fuzz, nitrominds, White Frogs, Dreadfull, Againe, Pin-ups, Primal therapy, além dos clássicos cariocas Barneys, do indie sergipano do Snooze e das raízes do "emocore" paulistano, Remaining. Minha coletãnea preferida até hoje!

- No major babes (1993) - essa é cláássica. lançada a reboque do festival independente "Juntatribo" que teve duas edições em Campinas, lançou ao mundo em CD pela primeira vez nomes importantes da cena under brazuca, como Virna lisi (banda experimental de BH), Second come e Dash (bandas indie cariocas), Safari hamburguers, I.M.L. e tube Screamers (bandas da primeira leva do HC melódico paulistano), killing Chainsaw (Noise rock de pircacicaba) além de bandas que eram expoentes do som pesado como Ratos de porão e o ainda-principiante-sem-cd-nem-contrato-nem-público-fora-do-Rio Planet Hemp. Essa é peça rara, quem tem, tem..