sábado, 14 de novembro de 2009

Indie Festival 2009 foi uma festa cigana!


Ia postar um textinho clássico sobre o Indie Fest ontem na Fundição Progresso: sobre a surpresa de ver o excelente show do El Mató un policial motorizado (O Flaming Lips portenho), sobre a viagem sensorial que é o show do Super Furry Animals... mas tudo isso ficou obscurecido pelas dores pelo corpo que me lembraram de uma coisa: GOGOL BORDELLO é o show mais hardcore que vi nos ultimos anos, e tenho dito! Alto, insano, inconsequente, imprevisível e agitado como muitos shows de punk rock e hardcore deixaram de ser! Uma aula! F-O-D-A!!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Planeta Terra 2009: brincando na chuva.


Pra começo de conversa, isso aqui não é resenha ok? Não tem técnica, imparcialidade nem compromisso com descrição fiel de fatos. É um texto de um viciado por rock sobre um festival para viciados em rock

O Planeta Terra 2009, festival dos mais bacanas que rolam por essas plagas, aconteceu este ano no Playcenter, com uma escalação de alto nível.

Me planejei para chegar no Playcenter no inicio do Maximo Park. Amigos meus falaram que o show do Moveis Coloniais de Acaju foi incendiário - coisa que não é surpresa pra quem conhece os candangos. Com um sol bonitaço no céu, o Maximo Park inicia com uma pontualidade irritante seu show. E foi uma hora de indie pop do melhor. A banda centrou fogo nos álbuns "a certain Trigger" e "our earthly pleasure" e fez um show redondinho, com a galera na mão e cantando a maior parte das musicas. Confesso que tava muuito afim de vê-los e, fora a performace exagerada do tecladista e do vocalista (meio "Dinho Ouro preto" segundo um amigo meu), superaram minhas expectativas. Ainda mais fechando o show com "Girls who play guitars", minha preferida.

Maximo Park

Em seguida no palco principal veio o Primal Scream. Acho uma bosta - é isso mesmo, chato pra caralho - e preferi ir brincar pelo Playcenter. A caminho dos brinquedos passamos pelo palco indie onde o Copacabana Club incendiava a galera com seu electro-rock.

Depois de 3 brinquedos e muito enjôo, voltamos para o palco principal onde já havia uma aglomeração maior que o normal perto da grade. Era a hora dos donos da noite - ao menos para mim. E o SONIC YOUTH entrou metendo a pica com "no way" e fazendo bater mais forte o coração deste balzaco. Foi o terceiro show que vi deles, mas nem a chuve forte que caiu interruptamente durante toda a hora e meia de som alto e distorcido atrapalhou a festa. O set foi baseado no novo disco "The Eternal" (que, diga-se de passagem, é o melhor album do SY nos ultimos 15 anos) e quase o mesmo que eles vêm executando pela tour européia. Fiquei emocionadão de escutar "Cross the Breeze", musica do clássico "Daydream Nation" pela primeira vez ao vivo. E mais ainda vendo minha musa-eterna Kim Gordon dançando em "Antenna". Show foda, lindo, de chorar e ponto. O Sonic Youth consegue sobreviver no mundo rock fazendo aquilo que é o básico, mas que muitas bandas hoje parecem esquecer em meio a visuais e produções: belas melodias com muito peso e barulho. Simples e complexo. Simples para eles, que ha quase 30 anos fazem isso como ninguem.

Morto de cansado e molhado feito pinto pela chuva, ainda corro para o palco indie onde o TING TINGS iria começar seu show. E o inicio com "We Walk" foi simplesmente arrebatador. Todo mundo pulando na chuva, e a sequência "Great DJ" e "Fruit Machine" me fez esquecer completamente o cansaço e dançar como se estivesse em umapista de dança. A mistura de rock com musica eletrônica do duo é foda ao vivo, mesmo que com algumas bases pré-gravadas, que acvabam dando em alguns momentos uma cara de "playback" a algumas partes do show.
Infelizmente tive que sair fora antes do meio do show deles, e fico devendo uma segunda chance com o Ting Tings que fez o meu album predileto de 2008.

Saindo ainda vejo um pedacinho do show do velho iguana Iggy Pop, que pelo que me disseram foi excelente pero não tão bom quanto o de 2005, no festival Claro que é Rock - que vi e afirmo: foi inesquecível.

O Planeta Terra segue como o melhor festival brasileiro de musica indie. E infelizmente neste ano, caiu no memso dia do Maquinária, que é o melhor festival de musica pesada, me fazendo perder o show do Faith No More. Mas, voltando para o Rio, no aeroporto de Congonhas, encontrei um amigo que me disse que o show do FNM foi foda! Confira na foto abaixo.