segunda-feira, 19 de abril de 2010

Orange County é aqui (ou, um final de semana de sonho)


Eu ia escrever uma resenhazinha, cheia de detalhes, comentários, mas ontem a noite ao ir dormir eu só pensava: "POTAQUEOPAREU, que final de semana foi esse"?? Então pau no cú da resenha, o que segue é a descrição resumida de um felizardo que viu 3 shows de 2 de suas bandas preferidas no mesmo final de semana!

Sexta Feira: SOCIAL DISTORTION (Circo Voador)
"não dormi direito essa noite", "foi foda trabalhar hoje" entre outras expressões que denotavam ansiedade eram muito escutadas na porta do circo vador Sexta Feira. Estranho é serem ditas por senhores balzacos na casa dos trinta e tantos, que pareciam adolescentes a espera da banda que tanto sonharam. É míseros mortais, Mike Ness daria as caras na cidade pela primeira vez, e eu confesso: fui um dos balzacos que penei de ansiedade como os acima descritos.

Circo cheio-pero-non-lotado e o CARBONA abre os trabalhos com um show curto e eficiente. Orgulho dos meninos.

Meia noite em ponto, luz apaga e uma musica de intro começa a tocar nos alto falantes. E, moleque, quando Mike Ness entra e começa a introdução de "under my thumb", na versão do "white light...", eu marejei! (pausa pra pieguice).


A sequencia com "bye, bye, baby", "bad Luck" e"Don't drag me down" literalmente colocou a casa abaixo. Cara, o set foi curto - cerca de 20 musicass incluind os 2 bis - mas na medida certa pra vermos in loco que Mike Ness é um dos maiores frotnmans do rock ever, que o Jonnhy é um guitarrista foda e que a banda ainda tem lenha pra queimar, como ficou provado com a belíssima "still alive", musica que estará no proximo disco e que eles tocaram no primeiro bis junto com "making believe" (marejei de novo). E ver Mike penteando o cabelo entre as musicas ou perguntando se " aqui é a lavanderia" quando tacaram a terceira camisa no palco, foi impagável !


Final do show com a dobradinha "prision Bound" e "ring of fire" e uma penca de senhores barrigudos e carecas ou de cabelos brancos saindo do circo vador como adolescentes que ganharam um beijo da menina mais bonita da escola. E eu era um deles!

Sábado: SOCIAL DISTORTION (Via Funchal - SP)
No vôo pra SP um cara me vê com a camisa do Social e pergunta se eu havia ido ao show no circo. E me conta que foi ao Rio ver, mesmo sendo de SP e indo naquela noite ver lá. E isso me fez sentir menos doente por estar indo repetir o encontro com Mike Ness naquela noite.

SP é um lugar estranho: show marcado para as 22:00 e as 21:30 a banda de abertura já havia acabado seu show. E eu, carioca mal acostumado, saio do bar e da social com os amigos e corro desembestado pra dentro da casa de shows enorme. Lá dentro, 5.000 viciados na banda e as 22:00 em ponto, com a mesma intro do Rio, o Social Distortion entra no palco.

E a mesma catarse tem início: gente chorando, cantando TODAS as musicas junto, pogando insanamente. Punk rock na essência.


O set list foi exatamente o mesmo do Rio, com uma mudança: "Cold Feelings" (que eles tocaram no bis e eu, de novo, marejei) no lugar de "highway 101". Nem precisa falar que foi lindo, um sonho, perfeito! Até a piadinha populista de Mike Ness com os paulistanos sôou bem humorada e engraçada: "Rio ontem foi legal (e faz um sinal de mais ou menos com a mão)...mas SP é Cool". Me caguei de rir. Mas, de ato, a paulistada encheu a casa e fez bonito também. Você vê o final do show com "ring of fire" aqui.

O final do show a cena era idêntica a do Rio: gente feliz, com cara de sonho realizado. E eu e uns amigos fomos procurar um bar pra beber, porque depois de um show desses é impossível dormir direto. Inesquecível!


Domingo - AGENT ORANGE (Rock'n'Drinks)

Perfeito é uma palavra dificil: descreve o que não tem falhas, o que é irrepreensível, o que não apresenta contestação. Pois Perfeito é a palavra que se aplica ao show - ou teria sido um sonho ? - do AGENT ORANGE na Rock'n'Drinks de Copacabana.


Casa cheia, set list perfeito (eles tocaram absolutamente TUDO que vc gostaria de ouvir), público insano e, ao mesmo tempo, com aquele clima de brodagem, de camaradagem, levantando uns aos outros para os mosh pits ou abraçados cantando juntos as musicas. Som bom e uma banda mais que afiada, impecavel. a animação de Mike Palm e cia, do alto de seus 48 anos, é de matar de inveja bandas adolescentes. E a tranquilidade com que todos da banda trocaram idéia, tiraram fotos, e ainda guardaram eles mesmos seus equipos, é inspiradora.


Da abertura do show com "Pipeline" (quando Mike me dá sua palheta ao final da musica) e "Tearing me apart", passando por todos os clássicos e o fechamento com "bloodstains" (com um pogo que quase destrói a casa) e "last goodbye", passando pela emocionante dedicatória feita por Mike Palm ao presidente da Polônia (que teria sido punk na juventude) morto em um acidente de avião recentemente em "too young to die", a coisa toda rolou com sintonia e alegria.

O Agent Orange é uma das bandas que mais amo na vida e ter participado da produção, ter inicado os contatos do show e tornado possível que a Rock'n'Drinks realizasse a coisa toda foi inesquecível!
E ouvir da boca de Mike Palm um "obrigado pelo show" ao final...não tem preço!
Muito obrigado a todos que foram, lotaram a casa e mostraram que o Rio segue com uma cena viva, ativa!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Hardcore-crossover-academy-fight-song


O NITROMINDS, uma das instituições do hardcore brazuca sempre foi uma banda que fez o seu trabalho de maneira independente, com qualidade e originalidade - coisa rara no meio HC. Com bons serviços prestados a musica pesada em quase duas décadas de banda e mais de 4 tours européias nas costas, eles lançam outro disco que faz jus a tradição da banda: um tributo às bandas que os influenciaram ao longo destes anos - coisa que outras bandas de fora já fizeram, mas que poucas pr aqui já haviam tentado (alguem lembra outra alem deles e do RDP com o "Feijoada acidente"?)

"Kill'emo'all" é um CD com todo o capricho na produção e sonoridade característicos do Nitrominds, mas com um diferencial: TODO disponivel para download free - é, os caras seguem dando a cara a tapa,um passo a frente na "cena" HC.

A seleção é de fazer babar qualquer fã de HC e Crossover e uma verdadeira "aula" de musica pesada, uma "academy-fight-song", plagiando os ícones Down By Law.

Tem covers óbvias para quem conhece a banda, como Bad Religion, Pennywise, Down By Law, Bambix, Agent Orange e 7 Seconds e outras nem tanto, como Police, Sacred Reiche Terrorgroup. E a cada canção que rola no player, a vontade de quebrar tudo fica mais forte, tamanha a intensidade com que a banda executa cada acorde, cada musica.

Dificil destacar essa ou aquela musica, mas fiquei de cara com "News from the front" (bad religion), "kill yourself" (Stormotoompers of death, ou simplesmente SOD) e "Something I learned Today" do simplesmente perfeito Husker Dü.

O Nitrominds presta um tributo a sua história e um serviço às novas gerações com esse CD, que alegrou e muito a vida deste balzaquiano em dias de tristes momentos na cidade maravilhosa.

Voce pode baixar o disco todo (inclusive capa e flyer) aqui: