sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Os shows do ano de 2010!

Em uma ano sensacional, destes que, talvez, nunca tenhamos visto igual, indie.punk.pop cumpre a difícil missão de construir um top 5 dos shows de 2010.

Em um ano em que passaram por estas plagas de Pennywise (com vocalista novo em um show incendiário) à Cat Power (um show de doçura em um Circo Voador Lotado), de Bombay Bicycle Club (literalmente bombados na Inglaterra, onde não consegui ingressos para vê-los) à MEN (o FANTÁSTICO projeto paralelo de membros do Le-Tigre), passando pelo ex- RAMONE Richie, indie.punk.pop viu de tudo!

Também estivemos vendo shows na gringa, como o Hot Festival, em Buenos Aires, onde assistimos PHOENIX e MIKA, passando pelo maravilhoso Allo Darlin (em um pequeno club de Londres) até chegar ao 1,2,3,4 Shoreditch Festival em Londres, com participação de Vivian Girls, We Have Band, Veronica Falls, Fucked Up e Peter Hook (este tocando TODO o clássico album "Unknow Pleasures" do Joy Division).

Mas, neste ano cheio de coisas lindas, os shows que ganharam o coração e o top 5 de indie.punk.pop foram estes (sem ordem de preferência):



- SOCIAL DISTORTION (Circo Voador - Abril) - Bem, esperei 20 anos para vê-los. Só isso já tá bom né? Além disso, o clima quase intimista do Circo e o set list perfeito fizeram deste um dos momentos mais bacanas de minha vida no rock! Inesquecível!


- AGENT ORANGE (Rock'n'Drinks - Abril) - Uma das bandas que mais me influenciou, em um show que nós ajudamos a fechar, em um pequeno clube, recheado de amigos para todos os lados, palco baixo, set list completo, som bacana, pogo animal e stage dives para todos os gostos com direito a papo com a banda e clima de brodagem. Perfeito!


- NEW MODEL ARMY (Citybank Hall - São Paulo - Agosto) - Poucas bandas ainda têm o que dizer neste mundo. Poucas bandas falaram tanto à minha vida quanto esta. E poucas bandas com quase 30 anos de estrada seguem fazendo um show tão intenso, empolgante e com tantos hinos quanto o combo capitaneado por Justin Sullivan. Uma noite que começou perfeita encontrando Sullivan na porta do show e terminou com todos cantando "I love the World" a plenos pulmões!


- DINOSAUR JR (Comitê Club - São Paulo - Setembro) - uma das bandas mais importantes do cenário "indie" mundial, tocando TODOS os seus clássicos em um pequeno clube lotado de fanáticos que cantavam sílaba por sílaba das musicas. E ainda por cima com um J.Mascis afiado acompanhado de um Low Barlow (Sebadoh) totalmente insano. Nota 10!


- JELLO BIAFRA AND THE GUANTANAMO SCHOOL OF MEDICINE (Teatro Odisséia - Novembro) - Se no final do ano passado já colocavamos o disco do cara como um dos 5 melhores do ano, assisti-lo ao vivo com sua banda, em um local pequeno como o Odisséia totalmente lotado de fãs, em um show totalmente caótico e fora de controle, com um pogo insano e um festival de stage dives suicidas, só serviu para me lembrar que o hardcore é isso: intensidade, insanidade, sair do eixo! Uma aula em que não faltaram clássicos da mais ameaçadora banda de HC de todos os tempos - sim os DEAD KENNEDYS. Mais que um show, uma celebração do hardcore!

E que venha 2011!!

domingo, 5 de dezembro de 2010

PENNYWISE (Circo Voador - 04/12/2010)



E o Pennywise, uma instituição do hardcore californiano esteve mais uma vez (a terceira) entre nós. Mas desta vez havia uma expectativa no ar em relação ao novo vocalista - Zoli - que cumpre a difícil missão de substituir o fundador do combo, Jim.

Lona cheia - surpreendentemente - e as 22:30 o NITROMINDS inicia seu show já com um bom público no picadeiro. E este bom público respondeu com um pogo animado aos sons da banda, como "Fire and Gasoline", a linda "Flowers and common view" e "something to believe". André e Lalo estavam bem empolgados, agitaram o público, convidaram todos a cantar juntos, a fazer o famoso "wall of death" e encerraram com a "crássica" "Policemen" sua meia hora de porradaria. Um showzaço com direito a "discurso" de um jovem ao final que subiu ao palco e começou a falar sobre a cena nacional, valorizarmos as bandas brasileiras, bla, bla, la. Ok. Desnecessário ali, naquele momento, naquele contexto. Mas deixa a juventude se expressar...

Rolé pelo circo, cerveja com os amigos, galera andando de sk8 e em pouco tempo os donos da noite sobem ao palco. E com "Every single day" emendada com "Can't Believe it" o PENNYWISE colocou o circo inteiro para pogar. Cara, você tinha duas opções: ou ficava na pista e entrava no pogo - sim, a pista INTEIRA pogava - ou ficava nas escadas assistindo. Fiquei meio a meio, hora ia lá, hora voltava. E a coisa em um crescente de interação banda-público, daquelas que só o Hardcore proporciona.

O esperado vocalista Zoli passou no teste com sobras: puta presença de palco, voz afiada e muita energia - o cara estava claramente feliz por estar ali! O guitarrista Fletcher agradece ao "público mais selvagem da tour" e a resposta é em forma de mais stage-dives acrobáticos e mais pogo insano. Rio de piranhas.

Entre as surpresas um cover de Misfits - "Astro Zombies". E sim, eles tocaram todas as clássicas: "Same old story", "Peaceful day", "Fuck Authority", "Society" e o final, no bis, com "Alien" e a invasão insana (centésima vez que uso este termo neste texto?) do palco na legendária "Bro Hymn", que terminou com o publico no palco cantando à capela a musica. Final lindo para um show histórico. A banda certa no lugar certo, empatia e muita energia. E que fechou, com chave de ouro, este ano maravilhoso de shows!


Thanks Cla pela foto!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Passei a semana escutando...IDA MARIA

O mundo está cada vez mais repleto de bandas da semana e efemérides do mês. Mas em meio ao turbilhão de informação, sempre há algo que te "cata" pelo ouvido e se sobressai em meio à avalanche. E uma destas pérolas que descobri ha pouco tempo foi a cantora Norueguesa IDA MARIA.

A moçoila faz um som naquela praia guitarreira, com batera e baixo marcadão e distorção na dose certa. Mas o que se destaca é seu vozeirão: rouco, hora sussurado, hora gritado, mas sempre intenso.

Desde que ouvi "oh my God" a voz da moça me arrebatou e desde então seu disco "Fortress Round My Heart" frequenta assiduamente meu mp3 player.

Ida Maria faz rock com cara deste início de seculo. E faz este fim de década mais agradável aos ouvidos indie.

Você pode ouvi-la aqui: http://www.myspace.com/idamaria