sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Os Shows do ano de 2008!



Eu no Motomix 2008

E acabou. Um ano brabo esse, mas que teve muitos, muuuitos shows bacanas por essas bandas. eleger um top 5 dos shows que fui seria cruel, muito cruel. Então simplesmente segue a lista dos meus shows inesquecíveis de 2008, sem ordem de preferência mas por ordem cronológica. E que 2009 seja tão bom quanto!

- Bad Brains (Circo Voador) - Uma lenda do hardcore, tocando no circo voador "meio cheio" mas com aquele clima de reunião de amigos, com uma energia dar inveja em bandas de garotos de 18 anos! E ouvir "atittude" e "Regulator" ao vivo foi de chorar, além das rodas de pogo "reggae" e ver o Dr. Know (guitarrista) cada dia mais identico ao Jorge Aragão.

- Botinada tour (Kazebre - SP) - Um show com Nitrominds, Cólera, Inocentes e Garotos Podres juntos, na mesma noite. Precisa dizer mais alguma coisa?

Garotos Podres - Botinada Tour

- Maquinaria Festival (Espaço das Americas - SP) - Suicidal, Sepultura, Biohazard e Misfits juntos no mesmo show. Idem acima: precisa dizer mais?

- Motomix Festival (Ibirapuera - SP) - Ver o Metric ao vivo era algo especial para mim, que sou grande fã de Emily Heines & cia. Mas não contava em ganhar de bônus um impecável show de Fujyia & Miyagi - que me deixaram chapados - e uma apresentação bombástica do THE GO! TEAM. E ainda mais, todos os shows free, de graça, em um parque foda e de dia! Lindo!

Metric - Motomix 2008

- Suicidal Tendencies (Circo Voador) - Ver o SxTx duas vezes em uma ano era algo impensável. Mas o que eles fizeram naquele Sábado 2 de Agosto foi histórico, inesquecível e sensacional! Um set list clássico em um pico clássico e cercado de amigos! E ainda rolaram vários stage dives em um show do SxTx! Porra!!

- Bad Religion (Chácara do ceu - SP) - Qualquer show do BR sempre será um dos melhores da sua vida! E este ainda teve o melhor set list dos 5 shows deles que já vi. E "Generator" embaixo de uma chuva fina - me desculpem a pieguice - foi de chorar!

- Gogol Bordelo (Tim FEstival) - Uma banda com uma proposta que parece "cabeça-santa-teresa" no papel mas, que no palco, desfila musicas sensacionais com uma pegada punk que pouquíssimas bandas de hardcore ainda fazem, com carisma e energia de dar inveja! Um show daqueles em que não dá pra ficar um segundo parado, e em que vc sai suado, cansado e com um indisfarçável sorriso de alegria no rosto! Se tivesse que escolher apenas 1, este seria "O" meu show do ano.

- Bloc Party (Circo Voador) - em plena Segunda feira, chuva fina e uma boa galera saiu de casa pra ver os ingleses do bloc party quase colocarem o circo voador abaixo com um show demolidor, recheado de clássicos da nova geração e com um crescente de empolgação no palco e na pista que assustaram a todos! F-O-D-A!

- Face to Face (Namastê club) - Uma casa cheia e uma banda desfilando clássicos do hardcore 90's com pique e energia lá no alto em um clima de "liquidificador humano". Pogo, cerveja, amigos e um PUTA show pra encerrar bem o ano.

Face to Face

Feliz 2009 pra todo mundo!

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Inocentes!


O velho batuta atendeu meu pedido! Nada como chegar em casa e o DVD que você encomendou ha 3 dias na internet já estar na portaria. Assim foi com "Som e Fúria" do INOCENTES, lançado pelos guerrilheirros da Monstro Discos, de Goiânia.
Inocentes dispensa comentários e sempre foi um dos preferidos da casa. E neste DVD o que temos é um show de Clemente & cia em 2007 em SP. O som tá com boa qualidade e o pique da banda é aquele de sempre, intenso e descontraído. A abertura com "Nada pode nos deter" dá um recado do que a banda tem feito nos ultimos 26 anos: se mantido na tiva, lançando bons albuns, a margem de modismos e hypes da cena púnk. O desfile de clássicos do punk rock nacional do DVd apenas confirma a importância da banda no cenário nacional.
"Rotina" já me fez afastar o sofá e começar a pogar na sala. A sequência "Desequilíbrio" + "Garotos do Subúrbio" é de matar, além da minha preferida "Ele disse não" - que é antecedida pelo comentário de Clemente: "essa a gente não toca ha 100 anois..."O gran finale fica com a dobradinha "Pânico em SP" (um dos 3 maiores clássicos do punk rock nacional??) e "I fought the law" mostrando definitivamente que o Inocentes segue dando as cartas no punk rock brazuca.
CuriosidadeS? O publico "educado e calmo" até que toca Garotos do Subúrbio, e a coisa começa a pegar fogo; "Franzino Costela" da banda conterrânea Sex Noise, que é tocada mas não aparece no DVD e aparece com uma tarja de "proibida pela gravadora"; os esquecimentos de Clemente em "lisa" e "Cala a boca" que dão um tom maior de expontaneidade ao show; e a invasão do publico no final de pânico em SP, daaquelas cenas clássicas que você um dia sonhou que acontecesse em um show da sua banda!
Nos extras uma entrevista bem bacana da banda, falando do passado e da cena atual.Vale cada centavo!
abraço e boa comilança!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Festinha de amigos


Terça Feira, chuva fina e o BG - clássico boteco do baixo Gávea - está lotado. Várias carinhas que não via ha anos começam a pipocar aqui e ali. O clima de reunião de amigos da velha guarda é inevitável. A "cena" under carioca dos anos 90 se reuniu por um motivo nobre: o FACE TO FACE finalmente veio ao Rio!

O local escolhido para o show já foi - e acho que segue sendo - um dos maiores pontos de concentração de playboys da cidade, o extinto El Turf, atual Namastê. Mas acabou sendo uma boa opção: casa de medio porte com boa acustica e capacidade de receber com conforto o publico. Unico ponto fraco foi a altura do palco, que dificultava os menos privilegiados em altura - como EU. E a casa encheu bem, ainda mais em plena Terça Feira!


Quando eu entrei pensei que havia adentrado o tunel do tempo: o RIVETS estava no palco e - para meu espanto - a galera segurou o show inteiro cantando TODAS as musicas. Deu saudade da banda e de uma porrada de outras bandas da época: Ack, Barneys, ASS, e por aí vai...aliás, nunca esbarrei em tanta gente conhecida em um show como ontem, era ir pegar uma cerveja e parar pra conversar.

Rápida troca de equipamento e logo já estamos aglomerados a esquerda do palco, e o Face to Face entra e faz um show simplesmente demolidor. Saca aquela sensação de "liquidificador"?
Pois foi exatamente assim o show inteiro. Set list extenso, e uma surpresa de chorar no final: "bikeage" do Descendents, esgotando com a ultima gota de resistência da turma balzaca presente. A banda ainda manda bem demais, mantendo o pique do show lá em cima o tempo todo.

Showzaço que tornou mais dificil a escolha do show do ano. E que prova que ainda há esperança na cansada e as vezes inconsistente "cena" carioca.

Set list:
Walk the walk
Struggle
Bill of goods
You lied
Ordinary
I wont lie down
Whats in a name
Disconected
You've done nothing
Pastel
Blind
I'm not afraid
Velocity
I want
A-ok
It's not over
I'm trying
Bikage

domingo, 14 de dezembro de 2008

FACE TO FACE


5 boas razões para você não perder de jeito nenhum o FACE TO FACE Terça Feira!

1) Amigo, volte no tempo e pense quais foram as bandas fudamentais do hardcore dito "melódico" dos anos 90? Sim, o F2F é uma delas com certeza, influenciando milhares e milhares de bandas mundo afora.

2) quem abre é o RIVETS, banda carioca que encerrou suas atividades em 2002 e volta exclusivamente para este show. Valeria o ingresso por sí só!

3) Estamos em época de férias, e chegar um pouquinho atrasado no trabalho na Quarta não vai ser o fim do mundo...

4) Que outra chance você vai ter de cantar a introdução de "blind", junto com uma centena de amigos, em um lugar pequeno, bem em frente à banda?

5) O Rio tem ficado sistematicamente fora das tours de bandas de punk rock! Ou seja, quando rola uma oportunidade, temos que fortalecer a tal "cena"!

Nos vemos lá!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

As mais belas (e tristes? E dóídas? e amargas?) canções de amor


"As pessoas se preocupam com o fato das crianças brincarem com armas e dos adolescentes assistirem vídeos violentos; Ninguém se preocupa com o fato das crianças ouvirem milhares - literalmente milhares - de canções sobre amores perdidos e rejeições e dor e infelicidade e perda".

Rob Fleeming (John Cusack, no filme "Alta Fidelidade")


Quando a semana começa com seu time dando o maior mole da história e deixando de ganhar um campeonato fácil, quando seu trabalho te tolhe os culhões e, pra completar, sua mulher está longe e você se sentindo um personagem dramático de filme do Almodóvar, resta escolher bem o que vai escutar em uma Segunda Feira.
Eu decidi que em contraponto ao ódio que se acumulava em meu coração, deveria ouvir canções românticas. Mas nada de Wando, Roberto Carlos, Jeito Moleque ou afins. Me enfiei na árdua tarefa de compor um Top 5 das minhas mais belas canções de amor, que fazem o coração quase de pedra deste quase caminhoneiro se desmanchar como geléia. Leia com cuidado: seu coração pode se apaixonar loucamente por qualquer uma delas.

- "dumb, dumb, dumb" - Teenage Fanclub - a intro de guitarra já é um anuncio do que vem pela frente. Perda, a sensação de que você fez merda de novo e que não há volta. É doída e linda até o talo, daquelas que não se deve ouvir em um dia de pé na bunda sob o risco de inundar o lençol...

- love will tear us apart - Joy Division - "When routine bites hard and ambitions are low, and resentment rides high but emotions won't grow"...Atire a primeira pedra quem nunca curtiu uma bela dor de cotovelo escutando Ian Curtis se lamentar sobre o inevitável fim de um amor. A cena da composição da musica no filme "control" é de chorar mesmo!

- believe what your saying - Sugar - Caralho, notaram que, até aqui é só derrota né? Bob Mould resolve em 1994 compor a mais triste e depressiva composição sobre ressentimento da história. a levada baladeira da musica esconde uma das mais pesadas canções do Sugar, porque é impossivel ficar impassível ao refrão e maneira melancólica de cantar de Bob. Não recomendável para dias de solidão intensa...

- There's a light that never goes out - Smiths - ok, clichê...mas Moz & cia não poderiam faltar. Esta canção foi simplesmente a mais linda canção que você já quis cantar pra alguem, com todos seus duplos sentidos e ironias. Mas com uma sinceridade que encanta qualquer coração apaixonado. Me chame de piegas, mas já escrevi para ela em um cartão "And if a double-decker bus crashes into us, to die by your side is such a heavenly way to die...". A trilha sonora do meu casamento.

- WE - Descendents - ânimo apaixonados!! No final, tudo vai dar certo!! O Descendents conseguiu com esta musica escrever tudo que você precisa ouvir e cantar a plenos pulmões quando sua paixão parece querer escapar, quando as coisas parecem ficar sem rumo. E quando você olha nos olhos dela, você sabe o que quer da vida, nada mais, nada menos. Milo acertou em cheio!

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Estou passando a semana escutando...The Evens!


Ian e Amy. Ou, simplesmente, The Evens.

Sempre fui grande admirador do Ian Mackeye, desde o "obrigatório" Minor Threat até seus trampos com o Embrace e principalmente com o FUGAZI!

E eis que depois de uns anos de reclusão, ele aparece em um duo com violão elétrico e bateria. A banda se chama The Evens e tive o privilégio de vê-los ao vivo ano passado na Audio Rebell, neste show da foto acima.

Uma das coisas mais legais que vi e ouvi nos ultimos anos! Um show simples e inesquecível! O Evens desfila canções maravilhosas, suaves mas ácidas, com aquelas letras que só um cara com toda a bagagem dentro da cena punk como ele poderia fazer. Pop sim, mas com um quê de punk na atitude e nas letras.

E é muito legal ver um cara como Ian Mackeye, uma das maiores referências da história do punk rock ainda com energia e criatividade para fazer melodias tão lindas e seguir criando coisas novas, se reinventando, não vivendo apenas das sombras de um passado bonito.

The Evens é musica para a cabeça e a alma, musica pra quem gosta de musica!