terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Definitivamente, Garage Fuzz!


Faz uma semana que estou vendo, diariamente, pedaços do DVD "Definitely Alive" do Garage Fuzz. Logo que ele chegou pelo correio, vi de uma sentada, em uma noite em casa. Mas em seguida quis ver de novo, em detalhes, cada musica, cada entrevista, para ter a primeira certeza: é um dos DVD's nacionais mais bem produzidos que já vi.

A coisa toda é composta por um show, gravado em Santos em fins de 2008 + um CD com musicas em ordem diferente do DVD + um documentário sobre a banda narrado pelos próprios integrantes + video clip de ensaio com o novo guitarrista Fernando (que sustituiu o antigo Fernando, que gravou o show do DVD).

Começando pelo show, se você já viu os santistas sabe: a melhor banda de palco do país e ponto. Técnica, precisão, set list extenso (19 musicas) e um público completamente insano. Uma bola dentro da edição, com diversas câmeras, é uma delas no meio do pogo, dando bem a dimensão da agitação da galera. Os 5 estão claramente animados em palco, e até o erro na intro de "Tireless on fire" dá um tom de descontração e expontaneidade ao show. Ao final alguns depoimentos da galera na saída do show (entre eles o editor do site ZOna Punk, Wlad Cruz).

Agora, o documentário é uma pérola, que quase vale pelo DVD sozinho. TODA uma época do underground brazuca sendo retratado pela trajetória de uma de suas bandas mais importantes. Eles começam narrando desde quando se conheceram, como montaram a banda até cada album e tour. As imagens de arquivo são pérolas, que vi algumas dezenas de vezes desde que comprei o DVD.

O Garage Fuzz segue sendo uma das bandas mais originais e marcantes da cena brasileira, e este DVD registra bem sua trajetória, ímpar, dentro deste cenário. F-O-D-A e imperdível.