segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

As mais belas (e tristes? E dóídas? e amargas?) canções de amor


"As pessoas se preocupam com o fato das crianças brincarem com armas e dos adolescentes assistirem vídeos violentos; Ninguém se preocupa com o fato das crianças ouvirem milhares - literalmente milhares - de canções sobre amores perdidos e rejeições e dor e infelicidade e perda".

Rob Fleeming (John Cusack, no filme "Alta Fidelidade")


Quando a semana começa com seu time dando o maior mole da história e deixando de ganhar um campeonato fácil, quando seu trabalho te tolhe os culhões e, pra completar, sua mulher está longe e você se sentindo um personagem dramático de filme do Almodóvar, resta escolher bem o que vai escutar em uma Segunda Feira.
Eu decidi que em contraponto ao ódio que se acumulava em meu coração, deveria ouvir canções românticas. Mas nada de Wando, Roberto Carlos, Jeito Moleque ou afins. Me enfiei na árdua tarefa de compor um Top 5 das minhas mais belas canções de amor, que fazem o coração quase de pedra deste quase caminhoneiro se desmanchar como geléia. Leia com cuidado: seu coração pode se apaixonar loucamente por qualquer uma delas.

- "dumb, dumb, dumb" - Teenage Fanclub - a intro de guitarra já é um anuncio do que vem pela frente. Perda, a sensação de que você fez merda de novo e que não há volta. É doída e linda até o talo, daquelas que não se deve ouvir em um dia de pé na bunda sob o risco de inundar o lençol...

- love will tear us apart - Joy Division - "When routine bites hard and ambitions are low, and resentment rides high but emotions won't grow"...Atire a primeira pedra quem nunca curtiu uma bela dor de cotovelo escutando Ian Curtis se lamentar sobre o inevitável fim de um amor. A cena da composição da musica no filme "control" é de chorar mesmo!

- believe what your saying - Sugar - Caralho, notaram que, até aqui é só derrota né? Bob Mould resolve em 1994 compor a mais triste e depressiva composição sobre ressentimento da história. a levada baladeira da musica esconde uma das mais pesadas canções do Sugar, porque é impossivel ficar impassível ao refrão e maneira melancólica de cantar de Bob. Não recomendável para dias de solidão intensa...

- There's a light that never goes out - Smiths - ok, clichê...mas Moz & cia não poderiam faltar. Esta canção foi simplesmente a mais linda canção que você já quis cantar pra alguem, com todos seus duplos sentidos e ironias. Mas com uma sinceridade que encanta qualquer coração apaixonado. Me chame de piegas, mas já escrevi para ela em um cartão "And if a double-decker bus crashes into us, to die by your side is such a heavenly way to die...". A trilha sonora do meu casamento.

- WE - Descendents - ânimo apaixonados!! No final, tudo vai dar certo!! O Descendents conseguiu com esta musica escrever tudo que você precisa ouvir e cantar a plenos pulmões quando sua paixão parece querer escapar, quando as coisas parecem ficar sem rumo. E quando você olha nos olhos dela, você sabe o que quer da vida, nada mais, nada menos. Milo acertou em cheio!

5 comentários:

  1. Ae bolinho com todo o respeito que tenho a você mas que não tenho ao seu amado clube digo que foi vergonhasa a atitude deles, durante o ano inteiro foi assim e no brasileiro não foi diferente agora que vcs desperdiçaram uma chance dessas o que vai ser de vcs no proximo ano só resta um futuro nebuloso não só p/ vcs mas p/ todo futebol carioca..........

    ........de resto o blog ta legal a vera continue postando e divulgando que ta bom, da uma passada la no nosso para ver se vc sai dessa onda depressiva.

    http://www.sttivablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Foi uma tarefa árdua, mas lá vai:

    "My Lovely Man", RHCP - uma das minhas prediletas da "finada" banda californiana que foi abduzida há alguns anos. Escrita pelo Anthony para o Hillel. Romantismo entre irmãos.

    "Endless Sleep", Billy Idol - não adiantaria tentar descrever aqui, mas trata-se de um momento único de Mr. William.

    "Queen Of The Highway", Doors - sim, Doors romântico.

    "Something Missing", Beck - trilha-sonora de uma época.

    "Sour Sour Times", Portishead - cada um com seu romantismo...

    ResponderExcluir
  3. sour times foi pesada..."roads" ia entrar mas ficou de fora para entrar no top 5 "melancolia"...essa do Idol eu não conheço!
    adeeeeeeeeeeeeeus!

    ResponderExcluir
  4. Ultimamente tenho ouvido muito Descendents, comprei o Somery que é uma coletânea muito bem selecionada da fase antiga e prova que Descendents é muito rico musicalmente. Destaco Hope, Silly Girl, Coolidge, Get the Time
    Abração meu camarada

    ResponderExcluir
  5. graaande Fabiano! rapaz, o "Somery" é um clássico! tunha um k7 desse disco nos 90's que arrebentou de tanto escutar - "good good tings" ainda é minha preferida de Milo & cia!
    abração cara!

    ResponderExcluir