segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Show Barneys + Beach Lizards + Carbona: O underground carioca presta contas de uma geração


O ano é 1992. O lugar é o Lua-Estrela, um pico meio boite em Botafogo, zona sul do Rio, onde rolavam shows underground - principalmente domingueiras Metaaaaaal! A banda que tocaria naquela noite se chamava Beach Lizards e fazia um som bem Buzzcocks/ Damned, punk 77 com pitadas de sonic youth e afins. O batera carismático foi o que me chamou a atenção. Dali em diante veria algumas dezenas de shows deles, que virariam referência na cena underground carioca dos 90's, influenciando varias bandas que nasceram depois, entre elas o hardcore melódico ala Bad Religion do BARNEYS.

Corta a cena: 17 anos depois eu e mais uma centena de balzacos estamos reunidos no Cinematheque para ver, de novo, o Beach Lizards, acompanhados daqueles (outrora) meninos do Barneys e dos "local-heroes" CARBONA.

O show, antes de mais nada, foi um encontro de amigos, uma celebração de uma geração do rock carioca! Vi rostos que não via ha anos, quase uma década. Encontrei dezenas de amigos das antigas, hoje senhores de familia com menos cabelos ou mais barriga, mas todos felizes em reencontrar uma galera que circulava pelo Lua Estrela, pela Basement, pelo Garage, enfim, que fazia a cena carioca daquela década.

O Carbona abriu os trabalhos com som alto e um pouco embolado. Mas mandaram bem como sempre em um show redondinho e sem firulas, mesmo com a corda da guitarra do Henrique arrebentando na segunda musica. A surpresa da noite foi um trecho de 5 musicas da fase em inglês - "foot fetish" (que vc pode ver aqui), "if you wanna dance", "all my friends are falling in love", "macarroni girl" e "lollypop Lemondrops".

Em seguida o Beach Lizards entra em cena. E o entrosamento da banda depois de tantos anos é de cair o queixo - Nervoso (aquele batera carismatico do inicio do texto) estava possuido e destruía a bateria.
Fiquei impressionado como, sem ouvi-los ou ter nenhuma MP3 da banda em meu PC, conseguia cantar quase todas as musicas, que vinham a cabeça rapidamente ao som dos primeiros acordes. Clássicos dos 90's como "come back home", "Friction" (que você pode ver um trecho aqui) e "Anesthesia" foram tocadas e cantadas em uníssono por uma plateia old school claramente feliz com esse reencontro. E foi dentrod o show dos lagartos o grande momento da noite: o vocal Demetrius chama "o grande amor da vida" ao palco para tocar "sexy lenore", musica da banda Dash, na bateria. E era ninguem menos que seu filho de 11 anos que DESTRUIU na bateria! Me chamem de piegas, mas fiquei emocionadão - velha e nova geração em harmonia, fazendo musica juntos, vivendo juntos um encontro unico.

Final do show dos lagartos, e logo os heróis cariocas do hardcore melódico dos 90's entra em cena. E o show do Barneys foi simplesmente catártico! TODA - eu disse TODA - a platéia cantando a maioria das musicas, que se mostraram atemporais, verdadeiros hinos de uma época do underground carioca. Você pode ver um trechinho da clássica "I Know" aqui.


Ao final muita gente ficou trocando ideia, curtindo os amigos antigos, conversando sobre a vida, sobre o que cada um de nós fez da sua, sobre musica. Um reencontro desses que lava a alma e foi, ao menos para mim, uma verdadeira prestação de contas de toda uma geração do under carioca com a nova geração. Aqui estamos nós, e nossa musica segue atemporal, boa, viva.


5 comentários:

  1. Obrigado pela presença cara ! A Festa toda foi bem legal mesmo ! abs Bruno Montana

    ResponderExcluir
  2. Valeu Bruno, presença ilustre neste humilde blog! E parabéns pelo showzaço!

    ResponderExcluir
  3. Aê, a história do Lua Estrela foi do fundo do baú, hein! Muito bom! Valeu pela presença e pela matéria sobre o show! Nós também gostamos muito. Ficar mais velho tem pelo menos uma vantagem, apesar das bolhas nos dedos: a gente toca melhor porque um ouve e respeita mais o que o outro tá tocando. Por isso o show e os ensaios foram muito melhor do que os dos anos 90!
    Abraço, Laércio.

    ResponderExcluir
  4. Bolinho, valeu pelo texto! Fico feliz de ler sobre o Barneys mesmo depois de 15 anos do início da banda. Vivi um momento realmente especial. Primeiro vendo o show dos Lizards, banda da qual sou fã de carteirinha. Depois, cantando junto com a galera todas as músicas do Barneys. Valeu mesmo! Abração. Fabricio (Barneys).

    ResponderExcluir
  5. Valeu Fabricio e Laercio! Valeu pela visita e pelos showzaços!
    abraço!

    ResponderExcluir