quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Azar ou excesso de sorte? O 07 de Novembro é Paulistano!


2009 não tem sido um ano tão profícuo quanto o anterior em termos de shows gringos de qualidade. Mas eis que dois dos festivais mais aguardados do ano começam, no final de Julho, a anunciar pouco a pouco suas atrações.

O Maquinaria - no qual estive ano passado - atacou de Faith No More, Jane's Addiction e Deftones, deixando muitos amigos meus em polvorosa! Em seguida anunciaram para o segundo dia o Evanescence (AAAAAAAAAARG!!), Danko Jones e Panic at the Disco (AAAAAAAARG parte 2).

Já o Planeta Terra veio com Ting Tings (ôôba!!), Maximo Park (ôôôôôôba!!) e SONIC YOUTH (morri!). Em seguida, Primal Scream e Metronomy também foram anunciados.

Tudo bem, tudo bom, se não fosse um detalhe: AMBOS festivais acontecem, pasmem, NO MESMO DIA! NA MESMA CIDADE! Com tantas datas no segundo semestre todo, como isso foi acontecer? Incompetência? Ou puro azar mesmo?

Bem, o Planeta Terra ainda tentou modificar a sua data quando soube do Maquinaria, mas não teria o Playcenter disponível, nem algumas das atrações confirmadas. Então, pelo menos por um dia, SP vai viver sua noite de capital (mundial?) do rock!

Seja qual for o motivo, os fãs de rock como nós tiveram (ou terão) que fazer suas escolhas. e confesso que, sem muito pesar, dia 07 me encaminharei para o Playcenter de SP, onde ocorrerá o Planeta Terra.

Pra começar, uma das preferidas da minha vida tocará lá, e perder Sonic Youth em terra brasilis pra mim é proibido. Segundo, o festival traz frescor novo, cheiro de coisa recente, com o Ting Tings, Maximo Park e Metronomy. E finalmente, com os brinquedos liberados, o Playcenter vai virar parque de gente grande.

Adoro Faith no More, mas os vi duas vezes, no auge. Gosto do Jane's Addiction, mas mesmo já tendo visto outras tours caça-niqueis, achei que essa exagerou - me atirem pedras, mas a banda JÁ ERA! E Deftones, apesar de ser a mais interessante da leva de bandas "new metal", não me tira de casa para ver um show seu.

e você? Partiu SP?

sábado, 5 de setembro de 2009

Passei a semana escutando...Minus the Bear!


Um amigo de Vitória - o grande Wander - havia me dado o toque ha alguns meses: "Porra Bolinho, tú é 'indie' (???) então vai enlouquecer com o Minus!"

E fui eu catar no sacro santo soulseek o tal Minus the Bear. E desde então o vício tem aumentado semana após semana!

Essa galera de Seattle, que nos 90's foi a meca do grunge (seja lá o que isso tenha sido) surgiu em 2001 com um som que lembra Sunny Day Real State nos momentos mais lentos, Death cab for cutie nos mais acelerados, que faz vc pensar em determinadas musicas que é uma banda post hardcore e em outros a mais indie das guitar bandas americanas. Tudo isso entremeado por efeitos de sintetizadores discretos e canções fáceis mas experimentais ao mesmo tempo.

O Minus the Bear tem 3 álguns e indie.punk.pop recomenda que vc baixe hoje o "Highly Refined Pirates" e se renda ao som deste quinteto, melhor a cada audição, indispensável depois da segunda música!