sexta-feira, 18 de junho de 2010

Teenage Fanclub - "Shadows" (2010)



E os príncipes da melancolia de Glasgow atacam de novo, depois de muitos anos de hiberbação. O Teenage Fanclub é uma banda fundamental, daquelas que fizeram toda a diferença nos anos 90's e marcaram sua presença no coração indie mundo afora. Sua combinação de guitarras limpas, vocais dobrados suaves e cozinha minimalista reaparece em "Shadows", nos presenteando com um pouco mais de beleza neste tardio final de década.

A primeira musica já é forte candidata a hit indie dos anos 2000: "Sometimes I don't need to believe in anything" traz uma guitarra de intro que fica na cabeça por semanas, apenas dois acordes, mas que com uma marcação simples de bateria e baixo e vocais dobradinhos e sussurados fazem da canção uma senhora carta de apresentação. O disco segue com as excelentes "baby Lee" e "the fall", uma letra tipicamente "teenagiana": melancólica mas com senso de humor. E o CD segue com aquelas musicas que dão vontade de botar a(o) namorada(o) no colo, abrir uma garrafa de vinho e curtir um final de tarde.

O disco é todo uniforme, bom da primeira a 12° e última faixa, sem grandes oscilações. Mas além de "sometimes I don't need...", deixar de destacar "I still have Thee" seria criminoso: uma canção pop que mataria de inveja Brian Wilson e os Beach Boys (ou, provavelmente, os encheria de orgulho).

O Teenage Fanclub saiu de sua hibernação pra presentear o mundo com mais uma pérola indie-pop, coisa que eles sempre fizeram como ninguem! E que saudade do show que vi deles em Curitiba, em 2004...

Um comentário:

  1. Fala Bolinho!
    Este disco está na fila para um post lá no meu blog. A banda está definitivamente entre minhas preferidas. Carreira perfeita, discos perfeitos e este faz jus ao respeitável histórico do Teenage Fanclub.

    Abraços,

    Sandro

    ResponderExcluir