sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

10 discos independentes fundamentais do rock brazuca dos 90's

Início de ano, as coisas ainda se ajustando, muita expectativa sobre os shows que devem pintar por aqui em 2011 (já rolaram Two Door Cinema Club, Vibrators, Vampire Weekend...). Mas fazendo uma mega arrumação nos meus CD's bateu uma nostalgia tremenda. Quanta banda bacana já ouvi, quanto disco legal já foi lançado e a molecada nem tem idéia. Por isso montei um rápido top 10 dos meus discos brazucas favoritos dos 90's - independentes, claro. Leia, discorde, comente, participe!!


- Cold Beans - "Fighting together"
O primeiro CD independente do país, lançado 100% do-it-yourself. HC melódico ou skate punk, não importa: era música rápida, emergente, pesada. Hoje escuto e acho meio desafinado, meio irregular...mas na época, foi o máximo!


- Dance of Days - 6 First hits
O primeiro disco do tal "emo" por essas bandas. E, acredite, era beem legal! O único disco do Dance of Days em inglês.


- Dread full - "day off"
O Dreadfull amadureceu e neste disco criou as maios belas canções dos 90's. Influências de Hot Water Music, Jets to Brazil, tudo novo, tudo fresco. A maior banda que Minas Gerais já pariu e ponto!


- Carbona - "Back to basics"
Em um momento em que o HC melódico e o forrocóre davam as cartas, o trio carioca deu uma guinada à esquerda e retomou os 3 bons e velhos acordes, em inglês. Um clássico.



- Dead Fish - Sonho médio
O DF foi a primeira banda que apostou no HC melódico em portugues a crescer - e muito - no meio independente. E este CD foi o grande responsável por isso. Muita gente ainda considera o melhor deles até hoje.


- Garage Fuzz - Relax in your favorite chair
Primeiro disco da malhor banda da década. E, ok, o melhor disco da década. HC mezo-melódico, letras reflexivas, gritadão. Foda!


- Racionais MC's - Sobrevivendo no inferno
Os Racionais já eram grandes em qualquer periferia do país em 1997, mas este disco lançado por eles mesmos, que vendeu meio milhão nas lojas e mais não sei quantos milhões nos mercados informais elevou-os ao patamar de mega astros do rap nacional. Além de ser o melhor disco de rap já feito neste país.



- De Falla - "KINGZOBULLSHIT BACKINFULLEFFECT "
A banda mais anárquica do país, que sempre mudou de um disco para o outro, inicia os anos 90 com este petardo histórico e irretocável: 24 sons entre o rap e o HC, em inglês. Pra mim, o melhor disco de Edu K & cia até hoje.


- Pin Ups - "Scraby"
O Pin Ups se autodenominava "a melhor banda do Brasil". Galhofas a parte, com este disco, a mistura de Jesus and Mary Chain e Stooges dos caras amadurece, ganha cara própria e coloca-os definitivamente no cenário indie brazuca. Não é o meu preferido (Lee Marvin ainda é o 1° em meu coração), mas é o mais importante deles.


- Mukeka di Rato - "Gaiola"
O HC melódico dava as cartas no fim dos 90's, mas em 1999 o Mukeka lança uma pérola da gritaria, da desgraceira, do som tosco e agressivo. E foi no momento certo. "Gaiola" coloca-os de vez entre os grandes nomes da cena HC brasileira.


- Second Come - "You"
O tal indie era algo meio obscuro no inicio dos 90's, com o Nirvana ainda em fase de criação do definitivo "Nevermind". E esses cariocas já tocavam um som sujo, sussurado, cheio de influências de My Bloody Valentine e Husker Dü. E "You" foi um disco claramente à frente de seu tempo. Não alcançou grande repercussão na época, mas fez jus ao vanguardismo e ousadia da banda.

5 comentários:

  1. O do Cold Beans tem meu nome nos agradecimentos, haha!

    ResponderExcluir
  2. Nosso nome na mesma lista de Defalla e Second Come! Demais!

    ResponderExcluir
  3. Tinha que entrar a demo do Beach Lyzards, porra.

    ResponderExcluir
  4. pô Johhny, aquele primeiro CD do Beach Lizards era legal. Não gosto do segundo. Talvez pudesse ter entrado. Boa dica!
    abraço!

    ResponderExcluir