segunda-feira, 28 de novembro de 2011

The Toasters (Teatro Odisseia - 27/11/2011)

O Toasters meio que "estourou" no Brasil naquela época em que o Ska - ou melhor, o famoso "Ska-core" - ficou em alta por estas bandas. Papo de 96, pós lançamento do "and out come the wolves" do Rancid, que fez a molecada se ligar, com "time bomb", no ritmo jamaicano.

Dali em diante, milhares de bandas apareceram...e sumiram. Poucas ficaram no cenário, afirmando sua originalidade e criatividade. O Toasters, pioneiros que foram, muito antes, disso tudo, foi uma delas.

Por isso mesmo que ontem, ao sair de casa por volta das 9 da noite, pós ressaca da magra vitoria do MENGÃO, minha expectativa era grande. E igualmente grande foi minha decepção ao chegar na porta do Teatro Odisseia, onde a banda iria se apresentar. Apenas 2 amigos na porta - eu disse DOIS. Sem fila. Nenhuma agitação nos bares próximos. "CADÊ TODO MUNDO QUE GOSTA DE SKA, CARALHO!!!", foi o que pensei.

Entramos no Odisseia e haviam cerca de 30 pessoas na casa. Bolei. Total. Caralho, uma banda do porte do TOASTERS, uma das mais importantes do cenário ska mundial, vem à cidade e a galera simplesmente não aparece.

Mas minha bolação some quando entra no palco a banda de abertura: o DON ROBALO foi uma agradabilíssima surpresa nesta noite. Capitaneados pelo ex-vocalista da também carioca Coquetel Acapulco, a banda manda um Ska com influências de MPB e pitadas discretíssimas de samba que fez a galera que começava a entrar na casa dançar e agitar o show inteiro. O "cover" de "UNCHAIN MY HEART" de Joe Cocker, "Caleidoscópio" (é, aquela da Dulce Quental e que o Paralamas gravou) e a excelente "Daily City Train" do RANCID, alem de musicas proprias, deixaram uma belíssima impressão da banda! Olho neles!

Voltamos pro balcão pra tomar mais uma garrafinha de Antarctica Original por azedíssimos R$ 8,90 e, as 23:15, Rob "Bucket" Hingley adentra o palco com seus asseclas. Era o TOASTERS ali na nossa frente. A essa altura a casa já abriga um publico bem melhor, mas ainda fica a dica: ficamos devendo cariocada!!

A segunda musica, "2 tone army", põe pimenta na galera que começa a agitar e dançar sem parar - em todas as musicas! Rob (que havia assistido boa parte do show do Don Robalo ao lado do palco, a esquerda da pista) conversa muito com todos da plateia, ergue um brinde e está claramente a vontade no palco do Odisseia. E tome "running right through the world", "Social Security"e dezenas de classicos do Ska dos 90's! A cerveja tava começando a fazer seu lindo efeito e eu já tava que nem garoto, me sentido um rude boy jamaicano no meio da garotada, dançando feito lebre no campo! E aí meu brother, veio "O" "crááásico", "don't let the bastards grind you down", e a casa caiu de vez! Coisa linda! E fim do show. Fim?

NADA! Eles ainda voltaram pra um bis com duas musicas que fizeram as ultimas gotas de energia da galera acabarem. E a meia noite e quinze, uma hora justinha de show, Rob desce do palco, encerra o show, grita "põe o som DJ" e fica literalmente batendo papo e tirando fotos com todos que estavam ali em frente dele. Gente fina o rapaz!

E eu saio pela noite chuvosa da Lapa procurando um cachorro quente vagabundo pra comer antes de ir pra casa, sentindo uma puta pena de quem ficou vendo TV e deixou de ver esse show LINDO!
2 tone army!!
MEGA parabéns a todos os envolvidos na organização do show!

Nenhum comentário:

Postar um comentário