domingo, 1 de março de 2009

Ele é Carioca...

A febre e os 4 dias de cama quase me faziam esquecer que hoje o Rio faz aniversário. Minha cidade, onde me sinto literalmente em casa, onde fiz minha vida, minhas amizades, onde vivo e respiro ser carioca. Não sou do tipo ufanista, mas confesso que também não troco o Rio por outra cidade do Brasil - vide a foto, tirada da janela de casa, que só no Rio é possivel ter.

E se pra maioria a cidade lembra funk e samba, resolvi eleger um top 5 de bandas que, para mim, são a expressão da alma carioca. Saca aí e mande as suas também!

- MC's HC - Hardcore com batidão, dois Mc's e duas dançarinas/ cantoras, letras sacanas mas com aquela inteligência e sarcasmo tipicas do subúrbio. Esta galera do Irajá é uma das minhas bandas preferidas da cidade e representa muito!

- Ataque periférico - hardcore power violence com letras que cospem fogo sem deixar de ser o tempo todo irônicas. Além de tudo, uma das poucas bandas 100% rubro negras da cidade. O Ataque me lembra Vila Aliança, me lembra zona Oeste.

- Los Djangos - eles foram a melhor banda de ska dos 90's e hoje seguem firmes mais na linha do dub, mas sempre com aquelas letras que falam de São Jorge, do campo de santana, do ultimo ônibus da madrugada ou de qualquer outra situação ou lugar que qualquer outro carioca já vivenciou.

- Coquetel Acapulco - a atual melhor banda de ska da cidade tem a manha totalmente carioca de cantar marchinha em ritmo jamaicano, de sacar letras bem humoradas sobre situações tragicômicas, de rir de si mesmo. Mais carioca impossível.

- Carbona - o punk rock carioca me lembra de cara Henrique, Bodão e Melvin. Desde as musicas sobre o Tivoli Park (atire a primeira pedra quem foi criança da zona sul dos 80's e nunca foi ao parque da lagoa), sobre o baixo gávea, sobre o empório. E o Carbona em lembra isso: BG, Ipanema, Botafogo.

Claro que privilegiei bandas ainda na ativa. Apenas por isso deixei de fora 3 bandas carioquíssimas pra mim: Planet Hemp, Funk Fuckers e Poindexter, todas finadas da virada do século.

Parabens Rio de Janeiro!

3 comentários: