quarta-feira, 27 de maio de 2009

A santíssima trindade branca de NYC venceu de novo!



Não gosto - na verdade, tenho ogeriza - de ver no que o rap se transformou nestes tardios anos 2000. Em uma cena dominada por musicas que mais parecem axé com base eletrônica, letras sobre mulheres, dinheiro, carrões e afins, é nostálgico e ao mesmo tempo bacana saber do relançamento de um dos maiores discos de uma das mais criativas bandas/ grupos de rap de todos os tempos.

Os BEASTIE BOYS, um dos favoritos da casa, estão relançando em vinil e CD o álbum "Check your head", com novo encarte. Este disco de 1992 é simplesmente um marco do rap das ultimas décadas, divisor de águas mesmo!

O BB sempre foi pouco chegado a mesmice e neste disco eles foram fundo em uma aposta que havia começado de leve em "paul's Boutique" de 1989: flertar o rap e o punk rock com o jazz, com musicas tocadas por banda (no caso, eles mesmos assumiram baixo, guitarra e batera).

Lembro de ter comprado o CD em uma banquinha da Pedro Lessa nos idos de 93. Foi um daqueles CD's que escutei até cansar, desde a intro "Jimmy James" (um clássico pra mim), passando pelo baixo gravão de "Gratitude" (que foi a ultima musica do show deles aqui em 2006 no Tim Festival), estourando nos clássicos "So What'cha want" e "Professor Booty". Engraçado que, na época, o CD vinha com aquele adesivo na capa de "parental advisory", tipo um aviso de que o conteúdo era pouco recomendável para crianças e jovens.

E era mesmo, porque mesmo falando de putaria, sacanagem e alienígenas, ao contrário dos rappers atuais, a maior qualidade dos BB era justamente não se levarem a sério. E isso fazia toda a diferença! E isso fez e ainda faz deles tão geniais - vide quem teve a chance de ver o sensacional show deles no Tim ha dois anos.

Você pode ter uma amostra da coisa toda vendo o video deles tocando "What'cha Want" ao vivo, semana passada, aqui: http://www.youtube.com/watch?v=uEEi5JSuBZA




5 comentários:

  1. Concordo com tudo, mas o show de 95 foi (muito) melhor :)

    ResponderExcluir
  2. Não pra pra ouvir nenhum rapper que tenha menos de 40 anos hoje em dia...

    ResponderExcluir
  3. HAHAHAHA, ÓTIMO EDU!!
    E Ti, mas estou de acordo contigo: o de 95 do extinto Imperator foi insuperável!

    ResponderExcluir
  4. Baixei um show deles em Vegas, do ano passado, sensacional. Aí, quero detalhes do showzinho do Empório.

    ResponderExcluir
  5. beastie boys pode crer... eles tocaram no imperator?

    ResponderExcluir