quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Black Power!

E hoje é dia da consciência negra. Um dia que representa muito em termos da busca por equidade em sociedades ainda tão desiguais como as nossas. Um dia que vale a reflexão sobre as atrocidades já cometidas pela humanidade contra pessoas que de diferente tinham apenas a cor da pele.
E quantos e quantos artistas e musicos negros não foram trilha sonora de nossas vidas? Cada um tem os seus preferidos, mas os meus seguem neste breve top 5 abaixo:

1) Bad Brains - falar mais o que deles? Os criadores, aqueles que influenciaram TODA a cena de hardcore americana dos 80's, aqueles que ainda hoje na ativa fizeram um dos shows mais demolidores que vi na vida, este ano, no circo voador. Indispensável! Ouça "attitude" e entenda o Hardcore dos 80's.

2) RUN DMC - ponha seu tênis Adidas, suas correntes e casacos, saia por aí cantando "bust a move" e seja feliz! O mais divertido grupo de rap que a América pariu!

3) Body Count - A California pegava fogo em 1992, conflitos nas ruas entre negros e brancos pelo assassinato de Rodney King e o rapper Ice-T se junta a outros caras e começa a cuspir "cop killer" nos alto falantes, em meio a uma parede de guitarras distorcidas! Era o nascimento do Body Count, um dos mais ameaçadores e pesados grupos dos 90's. Fizeram um show pra lá de violento e intenso em 95 no extinto Imperator, aqui no Rio.

4) James Brown - camarada, diga o que quiser, fale mal o quanto quiser: o Mr. Dynamite era "O" cara! Um dos reis do balanço, trilha sonora ideal para animar qualquer festa, o Elvis negro! Quando toca na festa "soul baby soul", é pista cheia na certa. Adoro!

5) Racionais MC's - Talvez o mais importante e conrtroverso grupo da musica brasileira, é um marco do rap nacional. Sobre Racionais não ha muito mais o que dizer, e normalmente as pessoas amam ou odeiam. Eu estou no primeiro grupo.

abraço!

4 comentários:

  1. Eu amava os Racionais, agora odeio.
    Da sua lista eu tiraria os três últimos e incluiria Public Enemy, Chuck Berry e Little Richard (empate técnico) e Bob Marley.
    Jah love.

    ResponderExcluir
  2. Lista é lista, cada um tem a sua... Racionais, Tupac, George Clinton, Snoop e Prince.

    ResponderExcluir