quarta-feira, 26 de novembro de 2008

solta o batidão latino DJ!! Reggaeton!


Se no Brasil, que é a terra do samba, o gênero musical que dá o tom pelas favelas e bairros de periferia é o funk carioca (e o rap), na America latina em geral, com toda a variedade de salsas, merengues e cumbias, o que manda nas periferias é o Reggaeton.

Em minhas andanças pelo continente deu pra ver que essa mistura de rap com tempero latino é a febre da molecada das "villas" de Bogotá as "calles" de La Paz, dos estadios de Buenos Aires aos bares sujos de Montevideo. E como toda musica marginalizada, a galera cai de pau e a molecada ama!
Acusados de incentivar a molecada a tratar as mulheres como objetos ou de usar termos de baixo calão, o reggaeton vai se esquivando e cada vez mais bombando nos alto falantes e mp3 players America Latina afora. Algumas amigas colombianas me recomendaram e resolvi escutar três nomes em particular:

um é o CALLE 13 (foto acima), de Porto Rico. Meloso as vezes, sacana quase sempre, é fácil cair na melodia e no papo de "malandro" do grupo. Boa pedida.

Outro é Daddy Yankee. O malandro também porto riquenho é mais pesado, mas igualmente comercial. Tem uma pegada mais "rappeira" mas com aquele toque de sempre de musica latina.

Finalmente a dupla Winsin y Yandel (abaixo)! Os caras são as grandes estrelas do gênero - praticamente um MC Marcinho do Reggaeton! vale o confere!

Nenhum comentário:

Postar um comentário